quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Êta vida dura, essa de Novo Autor Nacional!

Há algum tempo, lendo em uma das postagens de um blog sobre smartphones que sigo, o assunto era sobre livros digitais e se falava dos poucos títulos disponíveis no Brasil . O blog falava sobre essa dificiência do mercado literário e os leitores comentavam como o Brasil estava atrasado nesse quesito e que alguma coisa deveria ser feita para mudar esse quadro. Ora, eu como um autor de um livro e que justamente tinha acabado de lançar uma versão eletrônica do mesmo, resolvi dar minha contribuição para diminuir essa deficiência no mercado atual. Entrei em contato com o blog e me ofereci para fornecer alguns exemplares para os leitores que tivessem interesse . Para minha surpresa fui completamente ignorado, deixei para lá.


Algum tempo depois, em uma nova postagem, eis que o tema volta a baila. Leitores e blog comentam sobre como o Brasil é um país com pouco incentivo a leitura, mas uma vez entro em contato com o blog oferecendo exemplares eletrônicos grátis para os leitores que tiverem interesse. Mais uma vez sou completamente ignorado e como da outra oportunidade nem uma resposta sou digno de receber, resolvi esquecer.


Entretanto esporádicamente o assunto retorna a pauta de discussões, mas já não tenho nenhum interesse em contatar a direção do blog . Em uma dessas postagens uma leitora pergunta nos comentários se alguém não poderia dar a dica de onde ela poderia conseguir algum ebook para fazer download para seu pc ou smartphone. Como em vários comentários os usuários passam seus emails para que os outros entrem em contato, respondi ao comentário da garota deixando meu email e falando que se ela entrasse em contato eu daria a dica de um ebook que estava em lançamento. Não mencionei o nome do livro e nem entrei em detalhes, e para minha surpresa o meu comentário foi sumáriamente deletado.


Em outra oportunidade, mais uma vez sendo a falta de títulos o tema principal, um leitor colocou o link de um livro que ele escreveu e que estava  a venda em um seller  igual ao que publico, e inclusive eu já tinha visto o livro dele. Respondi ao comentário colocando o link do meu livro no seller para que o leitor/autor pudesse ver e fiz um comentário propondo uma permuta de nossos títulos. A postagem do rapaz continuou intacta mais a minha mais uma vez foi deletada.


Ontem passando pelo tal blog mais uma vez (sim, sempre verifico o blog porque é um local público e tenho interesse em saber as novidades para o meu smartphone), por causa do lançamento da Biografia de Steve Jobs o tema "livros digitais em falta no Brasil e a falta de atenção para com o público brasileiro " voltava mais uma vez a tona . Não aguentei e mandei o email abaixo e dessa vez recebi uma resposta que vocês poderão apreciar.



Então veio a resposta:



Retornei o e-mail:



A nova resposta:



Mandei de volta:




E toma resposta:


Bom, cansei.

14 comentários:

  1. É por pessoas ignorantes e sem noção como essas, que a literatura brasileira é tão marginalizada. Só tenho uma coisa a falar para esse tipo de gente: ACABOU.

    Foi-se o tempo em que brasileiro não lia, não ia a uma livraria, não comprasse e-books na internet para seus ipods, tablet's, e afins. Foi-se o tempo em que brasileiro não comprava e não valorizava o que é nacional.

    Eu estou decepcionada por alguém, que é editor de um blog, tratar tão mal alguém que lutou, e ainda luta, para promover a literatura brasileira, não só no país, mas no mundo a fora!

    ResponderExcluir
  2. É, amigo, Welcome to the Jungle. Pois, em muitas coisas, ainda somos selva.

    Aqui é o país dos blogueiros que se derramam em elogios sobre livros de lá de fora, e o que identificam nesses livros como inovação, veem como "erro" ou "tropeço" em nacionais. Foi assim que um ou outro blog, por exemplo, viu meu estilo de narrar uma cena sem me prender a um ponto de vista.
    Fosse um livro vindo de fora, elogiariam a inovação. (Mas teve resenha que elogiou)

    Meu editor sempre revelou um enorme preconceito com blogueiros, e eu não entendia. Mas a verdade é que ele deve ter tido decepções semelhantes a algumas que tive este ano (como o seu caso), e por isso já tem um preconceito. Por um bando de pulhas, todos acabam pagando.

    Meu conselho é investir em seu talento, investir em propaganda. Tornar sua obra conhecida do público em geral, pois só assim ela terá chance de competir no mercado com os livros de fora (claro que não em pé de igualdade, pois isso é sonho - ao menos por hoje).

    Boa sorte, e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. merd*, cm assim brasileiro não ler?!

    mais da metade dos meus amigos são viciados em livros - e é pq eu sou d uma parte do país q a literatura AINDA não é bem explorada

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Acho que a Pamella já disse tudo. Realmente, os tempos estão mudando, tanto para os leitores quanto para os autores brasileiros. Aos poucos, todos esses autores estão mostrando ser tão bons quanto os autores internacionais, ou melhores, já que muitos deles ganham créditos apenas pelo local de onde são, e não pelo verdadeiro talento.

    Honestamente, eu invejo a sua paciência. Eu teria mandado esse cara para o inferno u.ú (sou pávil curto com pessoas de mente pequena). É muita hipocrisia por parte dele criticar os leitores e autores brasileiros, quando ele mesmo não deu valor para uma obra apresentada a ele.

    ResponderExcluir
  6. somos analfabetos e não lemos.

    E coisa, por isso que o Brasil não vai pra frente.

    ResponderExcluir
  7. Bom, o que eu vejo, é uma pessoa que pensar e agir com suas proprias opiniões, o que eu acho infundada, uma vez que ele ao meu ver não respeita a opinião dos seus leitores e seguidores do blog dele, e isso é um completo absurdo! ;/

    ResponderExcluir
  8. Que triste e ridículo! No email enviado pelo responsável do blog, eu só consigo encontrar ofensas e nenhum argumento coerente. Acredito que faz parte cruzar com essas pessoas mente fechadas e sem informações. Então, siga na luta, pois vc não precisou em nenhum momento se rebaixar para defender aquilo que acredita.

    ResponderExcluir
  9. Todo "ser superior" tem seu "calcanhar de Aquiles" e o dele com certeza é o ego, mas nao se importe com isso Evandro, com certeza ele deve ser um "filhinho de papai" acostumado a sempre ter razão, tanto que nao desistiu até achar que teve a ultima palavra. Tua obra é muito maior que isso, ou "esse", entao não pare, continue com ela, afinal, nós, os LEITORES, preferimos VOCÊ !!!!

    ResponderExcluir
  10. Quanta ignorância numa pessoa so! a e ele superior as pessoas

    ResponderExcluir
  11. Olá Evandro, admiro sua atitude em omitir o nome do blog envolvido com esse problema, mas, uma vez que o editor chefe do mesmo possui uma atitude tão deprimente eu divulgaria os nomes com certeza. Não se trata de retaliação, trata-se de expor uma pessoa que acredita que "brasileiro não lê" e mesmo assim sustenta um site de leitura. Novos blogs não vão faltar para divulgar notícias sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  12. Oi Evandro. =)

    Meu blog pode não ter atingido em um ano a quantidade de acessos que esse rapaz tem em um dia, porém creio que ele não tenha aprendido que um blog, por mais que tenha a cara daquele que o administra, deve "puxar" para si todos os tipos de públicos. Se ele não gosta de vampiros, tudo bem. Mas quantos desses acessos diários não têm curiosidade, simpatia ou até mesmo fascínio pelo assunto? É preciso respeitar para ser respeitado. Não vejo o mínimo resquício de ética ou raciocínio nos escritos do rapaz. Deixe-o fazer o que anda fazendo, para ver onde é que ELE vai parar na vida.

    ResponderExcluir